terça-feira, 24 de março de 2009

Pinturas renascentistas

Esta pintura aqui representada é uma pintura renascentista porque: representa perfeitamente a terceira dimensão das personagens, naturalismo representação das coisas tal como são da parte superior do homem e da paisagem (árvores) por traz das figuras, a perspectiva que dá ideia da terceira dimensão e o volume que nos permite ver o sombreado nas vestes e nos rostos.

A pintura aqui representada é uma pintura renascentista, devido principalmente à representação do realismo, representação do menino nu tal como o vemos, também aqui nesta imagem vejo a perspectiva da parecença do menino real divido ao volume, também se verifica a transição lenta de cores, ou seja, não há contornos, a naturalidade também é representação nesta pintura ou seja representa a natureza tal como ela é.


Zika

Se eu vivesse no século XVI?


A minha vida foi cheia de muitos momentos alegres e tristes.
Em 1500 tive que me despedir do meu marido, pois ele embarcou na viagem para a Índia. Passando alguns anos para minha felicidade, ele regressou trazendo muitas histórias para contar. Ele começou por contar que tinha descoberto uma nova terra (Brasil) e que de lá trazia muita riqueza, o que era muito bom para Portugal.
O início do século foi maravilhoso para Portugal, pois fez várias exportações e vários negócios com o estrangeiro. O mesmo acontecia em Espanha que também estava com boa situação económica.
A minha vida era normal, o meu marido tinha um bom emprego e a nossa situação económica era boa. E ainda melhorou quando o conhecimento sobre a literatura, a arquitectura, a pintura e a escultura foi aumentado, o que foi muito bom para mim pois era um assunto que me interessava muito.
Tudo corria bem até que o meu marido juntamente com D. Sebastião e o exército português foram tentar conquistar o norte de África.
Muitas mulheres ficaram desamparadas, inclusivamente eu, nem tudo correu bem e muitos homens morreram inclusivamente D. Sebastião (rei de Portugal).
Com a morte de D. Sebastião Portugal foi à ruína, e como este não deixou descendentes Portugal teve que se render a Espanha ficando como Rei D. Filipe ll de Espanha.
No final deste século Espanha ficou sendo a principal potência comercial, e os portugueses sujeitos às ordens espanholas.
Sandrina Macedo

Pintura Renascentista



Nesta imagem da pintura renascentista esta representado o realismo que e conforme a realidade, mesmo nos pormenores.
Também se pode ver que o pintor representou nos bebes o naturalismo os aspectos naturais do corpo o nu.
A perspectiva também esta presente nesta imagem que e o efeito do que a imagem se estende a profundidade.





Este é o quadro de Leonardo da Vinci.
Nesta pintura temos representado a terceira dimensão o realismo, profundidade e também o volume.É uma pintura muito real podemos ver nas montanhas, na mão da senhora. Na criança podemos observar muito o volume.Há zonas mais luminosas como rosto, céu, braços e o peito da senhora).


Fábio Araújo

Se eu vivesse no século XVI

Se eu vivesse no século XVI, num país como Itália, viveria na época do Renascimento que foi uma altura de grandes mudanças e avançadas na arte. Teria muitas igrejas para visitar com frontão e colunas nas fachadas, lanternim, cúpula e pilastra que sugeriam um templo grego como por exemplo a Igreja do Redentor, a Basílica de são Pedro. Como houve grandes mudanças na pintura eu poderia mandar um retrato meu mais realista, porque surgia a perspectiva que permitia dar uma visão de profundidade e também criar a impressão, realçando o volume das figuras.
Se eu vivesse nesse século poderia também ver quadros pintados de uma maneira diferente da que existia nos quadros dos séculos anteriores. Porque havia quadros com luz e sombra e que eram tratados com grande rigor e realismo. Também haveria muitos quadros pintados com figuras humanas, com corpos a nu e que valorizavam a paisagem. Todas estas mudanças na pintura foi graças a criatividade dos artistas.
A escultura também seria uma coisa muito importante para o meu dia a dia, porque eu poderia passar algum tempo a visitar s esculturas feitas por vários artistas e que tinham uma vista muito bonita com características de simetria e o domínio das regras da perspectiva. Eu gostaria de viver no século XVI, porque foi uma época de grandes mudanças para cultura, principalmente na Itália. Mas se eu vivesse num outro país também poderia visitar e ver novas coisas, por causa da influência do renascimento.
Diana Seara

domingo, 22 de março de 2009

Se eu Vivesse no séc. XVI …

Eu sou um humilde trabalhador, na qual não me dão o direito de escolha religiosa, querem que eu seja católico a toda a força.
A partir de agora começam a aparecer religiões consideradas anticristãs, como por exemplo o luteranismo.
É devido a esta situação que a própria comunidade cristã decorre a necessidade de institucionalizar a Inquisição.E assim, por todas as famílias, se vive um ambiente de perseguição aqui em Portugal.
Este tribunal era também utilizado em França, Espanha e Itália.
Os julgamentos eram realizados em segredo, sob tortura, e as penas infligidas variavam, desde multas, até à morte pelo fogo, passando pelo açoitamento e prisão.
Um dia, um amigo meu fez chegar até a mim um livro de Lutero e comecei a lê-lo, principalmente por uma questão de curiosidade, eu queria saber mais sobre esta nova religião.
Este meu amigo era um pouco ingénuo e acreditava facilmente na bondade das pessoas e com isso foi “caço” pela Inquisição.
Desde aí, nunca mais tive notícias dele…
Agora que sei que a Inquisição não está a brincar, percebi que tenho de fugir.
Não sei muito bem como, mas tenho…
Era noite e estava a ler um livro luterano quando ouvi um enorme barulho vindo de fora, fui ver, e erro meu deixei o livro em cima da mesa-de-cabeceira.
Era mais uma armadilha da Inquisição… Prenderam toda a gente para poder revistar as casas com maior facilidade.
Infelizmente também foram a minha casa e encontraram o livro de Lutero.
Acabaram imediatamente as buscas e centraram-se em mim… Fui vítima da inquisição, sendo torturado, mas não cedi, até que fui preso para no dia seguinte ir ao Auto de Fé.
Essa noite foi a pior de todas da minha vida, vi a Lua aos quadradinhos!
Até que ao meio da noite, senti gente a falar, eram judeus a preparar-se para fugir para a Holanda.
Chamei-os pela mini janela que a casa tinha e pedi-lhes ajuda, eles de boa vontade ajudaram-me, tinham umas ferramentas e partiram as grades, e assim consegui fugir!
Entrei para os seus barcos e desde aí senti uma sensação estranha, estranha mas boa!
Assim fui para a Holanda e comecei uma vida nova com todos os direitos e a liberdade que sempre quis ter!


Michel Lopes

Se eu vivesse no século XVI…

Se eu vivesse no século XVI, gostaria de ser uma seguidora da religião do Luteranismo.
Sou uma senhora da baixa sociedade que vive na Alemanha, converti-me ao Luteranismo, porque não concordo com a vida luxuosa do papa.
Sigo as ideias de Lutero, porque acho que a igreja está a aproveitar-
-se da boa fé das pessoas.
Antes de me converter, vivia na Itália e era católica; quando me converti tive de fugir e refugiar-me na Alemanha.
Sendo uma seguidora do Luteranismo, fui muitas vezes perseguida pelo tribunal da Inquisição.
Com muito esforço consegui fugir da Itália e fui viver com a minha tia; neste país encontrei todas as condições para seguir o Luteranismo.
O tribunal da Inquisição condenou os meus pais e os meus irmãos, a um auto-de-fé eu fui a única que consegui fugir.
Todas as semanas, vou a uma reunião dos Luteranos.
Estes encontros resumem-se à leitura da bíblia e de cânticos, esta reunião é dirigida por um pastor que é uma pessoa como qualquer outra; pode ser casado e ter filhos.
A família deste pastor, tem algumas limitações, como por exemplo, não podem utilizar roupas que ofendem a sua integridade intima nem podem viver com luxos e extravagâncias, de forma a não manchar as crenças da sua religião.
Sinto-me feliz e completa por ser seguidora desta religião.
Joana

Se eu vivesse no século XVI


Viveria no medo de ser encontrada, perseguida ou até ser condenada à morte.
Ser protestante nesses tempos era como ser criminosa, mas na verdade não, protestantes são aqueles que apesar de acreditar em Deus, acreditavam que não era preciso haver padres e que toda a verdade estava na bíblia sendo essa a doutrina de Martinho Lutero.
Todos os dias ver pessoas serem condenadas por vezes até levadas à morte, outras convertiam-se para não sofrer mais com aquelas torturas, mas nunca mais teriam importância iam para as ruas pedir, por vezes até morriam para não sofrerem mais…
Se eu vivesse no século XVI teria que ter escolhas diferentes, tentaria mudar a maneira de pensar, a maneira de agir…
Se eu vivesse no século XVI, se eu fosse judeu, mudaria de país, não deixava que fizessem o que queriam de mim…
Vivia com a minha liberdade e com os direitos que todos temos.
Mas a verdade é que nos tempos passados era mais difícil não era tão simples, corria-se perigo a sério…
Se eu vivesse no século XVI acho que tudo era possível!

Andreia Araújo

“Se eu vivesse no século XVI ”

Se eu vivesse no século XVI queria ser de uma doutrina Protestante.
Nesse tempo havia várias doutrinas Protestantes como: o Anglicanismo, o Calvinismo, o Luteranismo…
Mas a que me chamava mais a atenção era o Luteranismo.
Naquela época admirava muito Martinho Lutero por ser um homem muito corajoso e por enfrentar o Papa.
Primeiro pensei muito bem na decisão que ia tomar, mas os meus pais aconselharam-me e eu decidi-me.
Decidi apoiar a doutrina de Martinho Lutero, o Luteranismo.
Gostei dessa doutrina por ser uma doutrina que considerava que toda a verdade estava na bíblia, por não obedecer ao Papa, por haver apenas dois sacramentos (Baptismo e Eucaristia).
Na igreja, essas cerimónias eram rápidas e simples baseavam-se apenas na leitura da Bíblia e em cânticos.
Também essa doutrina protestante não praticava o culto da virgem Maria e dos Santos, porque os consideravam pessoas como todas as outras.

“ Gostei de viver no séc. XVI ”

=> Daniela Magalhães

Renascimento

Esta imagem representa uma das variadas pinturas do renascimento.
Nesta imagem destaca-se principalmente o realismo porque nas pessoas que estão presentes na imagem como a Monalisa e a escuridão dá realce á imagem tornando-a semelhante a uma imagem real.
Também se nota bastante nesta imagem o volume, como por exemplo no bebé para lhe dar um aspecto mais real e vê-se a luz reflectida no corpo dele.
A Sombra nesta imagem nota-se para destacar a Monalisa e para dar também realce a imagem.



Nesta imagem há três personagens e uma animal “uma ovelha”.
Nesta imagem existe a luminosidade no corpo do bebé, nos pés das senhores e no peito da senhora que está a acolher o bebé. Há nesta imagem a luminosidade para destacar as pessoas principais na pintura neste caso a senhora e o bebé que está a ser acolhido.
Também se nota o volume para dar realce á imagem e sentir a sensação de as pessoas terem mais estatura.
Ao contrário da imagem da Monalisa eu acho que nesta imagem não sinto a sensação de realismo, está uma pintura muito simples, apesar de ter na senhora e no bebé um pouco de volume. Daniela Magalhães